O SHIH-TZU

07/05/2011 19:25

 

Originário do Tibet, o Shih-Tzu era utilizado como cão de companhia durante as longas viagens até a China. Os cachorros andavam ao lado das caravanas ou em cestas carregadas por mulas. Também eram encontrados nos monastérios, onde ganharam a fama de amuletos. Até então, eram mais parecidos com o Lhasa Apso, um dos cães que participaram da sua formação.

Uma lenda conta que o Shih Tzu é o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibet). Como o casamento lhes foi negado, eles teriam resolvido cruzar um legítimo representante da China (o Pequinês) com um de Lhasa (capital do Tibet), este seria o Lhasa Apso. Da união das raças surgiu o Shih Tzu, simbolizando tudo o que há de melhor nas duas culturas e o amor entre os dois povo.

Além de elegante ou fofo, conforme o corte da pelagem, ele se destaca como cão de colo entre as raças pequenas mais conhecidas. Ainda que a elegância da pelagem longa provoque comentários de admiração, há quem prefira manter o Shih Tzu com os 'cabelos' cortados. Ele fica com uma aparência rechonchuda e, mesmo que perca em imponência, ganha em fofura. Com o comprimento cortado entre cerca de 4 e 7 centímetros, o Shih Tzu parece um filhote. Tanto que nos EUA, esse tipo de corte é chamado de puppy-cut ou, em português, corte-filhote. Para quem não acha tanta graça em ficar horas lavando e secando, eis a vantagem. A escovação deixa de ser diária ou a cada dois dias e passa a ser duas vezes por semana. Além do mais, gasta-se uma média de cinco minutos para fazê-la, em vez de 15 ou 20.

Foram levados para a Europa por volta de 1930, e desde então muitos exemplares foram criados com sumo cuidado por toda a Europa.

"Shi-tsu", em chinês significa leão. Cães com aspecto leonino são muito apreciados na China, e não é diferente com esta linda raça de companhia.

O Shi Tsu é um cão muito ativo,
atento e dócil. Seus olhos são escuros, grandes e redondos.

As orelhas também são grandes, caídas, implantadas levemente abaixo do alto da cabeça, cobertas com pelagem abundante.

A cauda é de inserção alta, com franjas bem enroladas no dorso. A pelagem é longa e abundante, não crespo, com bom sup-pêlo. O peso máximo fica em cerca de 9 kg.